sábado, 18 de setembro de 2010

AS CELEBRAÇÕES... A RODA DO ANO




A RODA DO ANO



Como qualquer Religião a Wicca possui festivais. Esses estão intimamente ligados ao que chamamos de “A Roda do Ano”, uma representação a nível cosmológico das crenças em um ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento.Estão também ligadas ao ciclo das colheitas, as fases da Lua e as estações do ano.

Os principais são as festividades Solares ligadas aos Solstícios e os Equinócios, podem ser praticadas pelo Hemisfério Norte ou pelo Hemisfério Sul.

Os 8 sabbats, que também são chamados Festivais do Fogo, é composta pelos chamados rituais solares da Wicca, que são de celebração obrigatória (juntamente com os 13 festivais de lua cheia ou esbats) como obrigação mínima de wiccanianos. A Roda do Ano celebra o ciclo do Sol durante um ano.

É possível afirmar, que os sabbats são celebrados de acordo com costumes celtas (há linhas de wicca que celebram de acordo com o calendário grego, romano, nórdico ou egípcio - e deve haver outras que não conheço). Os celtas celebravam 4 grandes sabbats, Imbolc, Lammas, Beltane e Samhain, e também os solstícios Litha e Yule (inicio do verão e inverno), mas historiadores acreditam que não celebravam realmente os equinócios Ostara e Mabon (começo da primavera e do outono).

Por que celebramos a Roda do Ano?

Geralmente, mesmo pessoas que já tem certa experiência na wicca, crêem que se celebra a Roda para comemorar a passagem das estações, mas é muito mais que isso. Como wiccanianos não somos meros espectadores do que os Deuses fazem. Como nossos Deuses estão em nós e nós neles, celebramos sabbats para fazer a Roda girar JUNTO com os Deuses. Assim, não se celebrará Litha ou Yule, só porque se inicia o verão do hemisfério sul e o inverno do hemisfério norte, mas se celebrará o sabbat para que aconteça o giro da roda.

A Wicca surgiu no hemisfério norte e quando veio para o hemisfério sul, algumas pessoas optaram por celebrar nas datas originais e outras por inverter as estações.
Há razões tanto para uma escolha quanto para outra e fica tudo ao nível de escolha pessoal mesmo.

Os Sabbats:

Ostara – Equinócio de Primavera. A Deusa é a jovem da primavera, o Deus é o jovem Deus Azul do Amor , eles se conhecem e a promessa de seu amor ´faz desabrochar as flores. é um tempo de pensar no que deve crescer.
Beltane – Sabbat da Fertilidade. A Deusa e o Deus amadurecem e se apaixonam e se encontram sexualmente, trazendo fertilidade a Terra. é tempo de fertilizar, é tempo de plantio.
Litha – Solstício de Verão. Entra o verão, a Deusa está grávida e linda, o Deus é o macho em sua plenitude. É a Festa da Rosa, o orgasmo da natureza.Nossas celebrações são festas para o povo das fadas e para compartilharmos do auge da natureza.
Lammas – Sabbat do Pão e da Colheita. É a primeira colheita, os grãos são ceifados, o Deus envelhece e morre pela primeira vez. O grão de trigo cortado vira o pão que nos dá vida e é o corpo do Deus sacrificado. A Deusa é a Mãe dos grãos, nos trazendo abundância e fartura. Comemos o pão agradecendo ao Deus seu sacrifício e agradecendo á Deusa que nos nutre.
Mabon – Equinócio de Outono. É a segunda colheita. Colhem-se as frutas e guardam-se as sementes para a próxima primavera. é tempo de agradecer e dar graças aos Deuses pelo que obtivemos. O Deus envelhece e morre mais um pouco. Nossas celebrações são ação de graças.
Samhain – Sabbat da celebração dos Ancestrais. É a ultima colheita antes do inverno. É o sabbat da morte do Deus. A Deusa envelhece e se enluta, embora permaneça grávida e o Deus volta como o bebe que está em seu ventre. É o ano novo, um tempo de celebrar os ancestrais e pensar no futuro. Celebramos nossos mortos queridos e festejamos o ano que se inicia. Atual Halloween.
Yule – Solstício de Inverno. Começa o inverno, a terra se cobre de neve, tudo morre. mas a esperança de que o Sol retorne é a Criança Prometida, a que a Deusa dá a luz em dezembro. Enfeitamos pinheiros e trocamos presentes.
Imbolc – Sabbat do fogo, fecundidade e nutrição. A Deusa amamenta o Deus e se renova, voltando a ser jovem. é tempo de purificação e refazimento. Nos purificamos e nos preparamos para outro ciclo.





HEMISFÉRIO NORTE


SAMHAIN 31 de OUTUBRO
YULE 21 de DEZEMBRO
IMBOLC 2 de FEVEREIRO
OSTARA 21 de MARÇO
BELTANE 30 de ABRIL
LITHA 21 de JUNHO
LAMMAS 1º de AGOSTO
MABOM 21 de SETEMBRO








HEMISFÉRIO SUL


SAMHAIN 30 de ABRIL
YULE 21 de JUNHO
IMBOLC 2 de AGOSTO
OSTARA 21 de SETEMBRO
BELTANE 31 de OUTUBRO
LITHA 21 de DEZEMBRO
LAMMAS 2 de FEVEREIRO
MABOM 21 de MARÇO


BENÇÃOS DA DEUSA!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Gifs Gratis para Orkut !!